Saúde

Vacina nos finais de semana

Por vacinação nos finais de semana e feriados

Há tempos a Câmara de Vereadores comenta sobre a necessidade de Lajeado passar a vacinar também nos finais de semana.
Durante quase um ano, ficamos aguardando a existência das vacinas, e logo que chegaram foram muito comemoradas. Inclusive, motivo de matéria sobre os primeiros vacinados na cidade em 19 de Janeiro de 2021.
No início escassas e destinadas a grupos prioritários, essas 1.248 vacinas foram exclusivas da marca CoronaVac, que ainda hoje é a maioria das vacinas recebidas em Lajeado, totalizando 11.996 CoronaVac e 1.980 AstraZeneca, conforme dados do Estado. (85% CoronaVac, 15% AstraZeneca)

Onde consigo informações sobre quantas vacinas vieram para meu município?

O site do Governo do Estado do Rio Grande do Sul destinado a reunir informações sobre as vacinas pode ser acessado no site vacina.saude.rs.gov.br. Há uma grande sequência de dados disponíveis, inclusive a data na qual as vacinas foram entregues para cada município, e o qual a marca entregue.

Há um ícone sem identificação no canto esquerdo, antes do nome do município. Clicando ali você consegue a informação sobre quantas vacinas vieram para o seu município.

Vacinas para cidades
Onde encontrar vacinas para as cidades gaúchas – vacina.saude.rs.gov.br

No caso do município de Lajeado, percebe-se uma quantidade significativa de vacinas ainda não aplicadas. 

A velocidade da vacinação no Rio Grande do Sul

Não é só o município de Lajeado que está com vacinas sobrando em relação à velocidade possível de vacinação. No site de controle do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, há demonstração da quantidade de doses que estão à disposição (não aplicadas) em todo o estado:

Vacinas distribuídas aos municípios gaúchos
Total de vacinas distribuídas aos municípios gaúchos x aplicadas. Acesso em 02/04/2021 16h30m

Percebe-se no gráfico do governo estadual que na média geral, nunca chegou a faltar vacinas para serem aplicadas nos municípios, inclusive tendo uma velocidade crescente de distanciamento entre vacinas aplicadas e vacinas disponíveis. Cada vez que há um sobressalto na linha mais alta (azul), configura-se a chegada de novas doses das vacinas aos municípios gaúchos. Assim, reforça-se novamente o pedido dos vereadores que a aplicação das doses seja mais rápida, aproveitando os feriados e finais de semana para prosseguir vacinando a população.

Quem é do grupo prioritário de vacinação Covid?

A prioridade de vacinação tem os seguintes grupos: População Privada de Liberdade, Forças de Segurança e Salvamento, Pessoas com Deficiência, Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, Trabalhadores de Saúde e Faixa Etária. 

I

Idosos passam a ser grupo prioritário

No dia 09/02/2021, idosos passam a ter prioridade absoluta na fila de vacinação. A partir deste momento passaram a ser vacinadas pessoas com idade acima de 85 anos no município de Lajeado, e de lá para cá essa idade têm diminuindo, chegando a 66 anos até o momento (31/03/2021). Entretanto, apesar de parecer um grande avanço, temos um descompasso bastante grande entre chegada de vacinas e de fato a vacinação. 

Em matéria de jornal, há explicação de que Lajeado poderia vacinar até 300 pessoas a mais por dia, e existem no momento, quase 2 mil doses a serem aplicadas, o que motiva o coro dos vereadores de Lajeado em pedir pela vacinação nos finais de semana também.

 

Ocupação dos leitos no Hospital Bruno Born embasam pedido de velocidade na vacinação

Como base principal para o pedido dos vereadores que as vacinações avancem durante os finais de semana e feriados, está a taxa de ocupação do Hospital Bruno Born e também a taxa de mortalidade da UTI Covid.

Taxa de ocupação da UTI Covid HBB
Taxa de ocupação de leitos UTI Covid 19 do Hospital Bruno Born em 02/04/2021 (atualização 02/04/2021 às 10:12h)

Com o principal indicador UTI Covid comprometido em mais de 100% de taxa de ocupação, não encontramos motivos pelos quais seja interessante manter as vacinas que deveriam estar nos braços dos lajeadenses, ficarem estocadas em geladeiras durante os finais de semana.

Taxa de mortalidade UTI Covid HBB

A taxa de mortalidade da UTI Covid do Hospital Bruno Born é outro agravante em termos vacinas em solo lajeadense e não sendo aplicadas nos finais de semana. No gráfico abaixo, gerado no hotsite para Covid 19 do hospital, encontra-se um grave dado: mês passado 

Taxa de mortalidade UTI Covid HBB
Taxa de mortalidade obtida no hotsite Covid 19 do HBB (atualização 02/04/2021 às 10:12h)
 

Em virtude de estarmos no início de abril/2021, é conveniente descartar o índice de 100% de mortalidade da UTI Covid, que pode representar equivocadamente situação do mês inteiro.
Entretanto, a taxa próxima de 60% da mortalidade no mês de março/2021 e próximo de 55% no mês de janeiro preocupam muito, e considerando que as vacinas começaram a ser disponibilizadas para uso em 19 de janeiro, é reforçada a necessidade de vacinarmos mais e o quanto antes as pessoas do nosso município. 

Faixa etária de internados no HBB

Conforme pesquisa ainda no hotsite do HBB, a elevada faixa etária das internações preocupam, pois são justamente as faixas prioritárias de vacinação que estão ocupando os leitos da entidade de saúde. Assim, o pensamento de que obrigatoriamente deveriam ser acelerado o processo de vacinação desses grupos é premente, e nesse sentido, mais uma vez o entendimento de que não há motivos para as vacinas ficarem estocadas durante o final de semana.

Faixa etária de internados no HBB
Internados no HBB por faixa etária: percentual elevado acima dos 60 anos (atualização 02/04/2021 às 10:12h).

É claro que somado a isso, a idade média de quem está falecendo está baixando. Em 2020, a idade média, conforme dados do 
site da prefeitura, era de 73 anos. Atualmente a idade média de falecimentos está em 69 anos. Um dado muito importante a salientar-se é que no ano de 2020, 60 pessoas faleceram em Lajeado com atestado de Covid 19. Em 2021, até o final do mês de março, já contabilizam-se 94 falecimentos, mais do que um por dia. Somente no mês de Março/2021, 74 pessoas falecidas, mais do que duas por dia. A média da idade de falecimento no mês de março/2021 foi de 67 anos.
Mortes Covid 19 em Lajeado por mês
Mortes Covid 19 em Lajeado por mês. Compilação de dados Ranzi

Assim, o pedido de esforço adicional para que as vacinações aconteçam nos finais de semana e feriados é um pedido amplamente fundamentado e espera-se que enquanto houverem vacinas em solo lajeadense, essas vacinas estejam nos braços dos moradores.

Ranzi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *