AcessibilidadeMobilidade Urbana

Mobilidade Urbana e seus desafios

Mobilidade Urbana não é novidade, sendo inclusive estudada há bastante tempo.

Vivemos em comunidade para nos manter em segurança. É uma premissa antiga e remete nos tempos atuais, também à questão de acessibilidade.
Eventualmente o termo mobilidade urbana também é utilizado com finalidade semelhante.

As cidades são normalmente projetadas para pessoas que não tem dificuldades em transpor obstáculos. É fácil verificar que tanto em empreendimentos privados quanto na área pública uma falta de cuidado com a acessibilidade.
Pode-se verificar que Isso tem mudado ao longo do tempo, e os estudos falam sobre cidade ideal, cidade acessível, mobilidade urbana, entre outros.

Lajeado não é diferente, encontramos em várias quadras a falta da rampa de acesso para cadeirantes, carrinhos de bebê ou até pessoas com mobilidade reduzida. Também ocorre nos estabelecimentos privados, notadamente no comércio.

Com esta visão, no âmbito da Câmara Municipal, encaminhei pedido para a mesa diretora para que crie uma Comissão Permanente de Acessibilidade. Essa Comissão terá a possibilidade, como um grupo de trabalho, de sugerir políticas públicas e modificações nas leis para garantir o máximo de mobilidade urbana em nosso município.

Isso não quer dizer que o assunto seja tratado pela primeira vez em âmbito público. A Lei 9.253 de 2014 já previa por exemplo, rebaixamento em calçadas para pessoas com mobilidade reduzida. 
Assim, em 2019 – após muita discussão e ajustes no projeto, foi aprovada a Lei 10.945, chamada de Zeladoria nas Calçadas. Este programa serve para incentivar e acelerar a implantação das calçadas no município, que ao que parece, não está surtindo o efeito esperado.

O que é mobilidade urbana

A mobilidade urbana é um conceito de planejamento estratégico que trata da possibilidade das pessoas deslocarem-se de um ponto para outro com o mínimo de obstáculos possível, preferencialmente no menor trajeto possível.
O debate sobre o tema atinge o planeta como um todo, e o importante é que atitudes sejam tomadas o quanto antes, sob pena de refazer construções.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *